Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

10.05 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 10/05/2017 às 12:22. Atualizado em 18/07/2018 às 17:58.

A frente fria se afasta para o mar, mas ainda há a possibilidade de chuva hoje, principalmente na metade sul do Paraná. Enquanto isso, uma massa de ar mais frio avança pelo Uruguai e pode provocar a queda nas temperaturas nos próximos dias. Máximas previstas para hoje: 24ºC em Curitiba e Guarapuava; 27ºC em Cascavel, Paranaguá e Londrina; e 28ºC em Maringa e Umuarama.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com três pedidos de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Todos são recursos contra decisões do Tribunal Regional Federal, de Porto Alegre. De acordo com o Instituto Lula, não há intenção de adiar o depoimento do ex-presidente. A estratégia dos advogados é tentar alegar cerceamento de defesa.

Apesar dos vários recursos, até agora, o depoimento do ex-presidente Lula ao juiz federal Sérgio Moro está confirmado. A audiência deve começar às 2h da tarde na sede da Justiça Federal em Curitiba. O ex-presidente é acusado de receber R$ 3 milhões e 700 mil em propina da empreiteira OAS. O apartamento triplex, em Guarujá, litoral de São Paulo, seria uma parte do pagamento. Em troca, a empresa seria beneficiada em contratos com a Petrobras.

Em Curitiba a movimentação é grande nesta quarta-feira. Ontem, a Justiça Federal determinou que os manifestantes pró-Lula deixem o pátio ao lado da Rodoferroviária da cidade. Um acampamento de apoio ao ex-presidente com cerca de 1.000 pessoas foi montado no local. O pedido de reintegração de posse foi feito pela empresa que detém a concessão da ferrovia. Segundo os advogados, a área é operacional, e o acampamento afeta as atividades da empresa. Os manifestantes alegam que a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) autorizou o uso temporário do terreno.