Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

12.06 – GIRO DE NOTÍCIAS – TARDE

Por Toni Casagrande. Publicado em 12/06/2018 às 16:46. Atualizado em 18/07/2018 às 17:03.

A frente fria, que passou lentamente pelo Sul do País provocando chuva e até temporais  em alguns pontos da região, se desloca, nesta quarta para o Sudeste. Com isso, aqui no Paraná, as chances de chuva diminuem e as temperaturas voltam a cair, principalmente, entre o sudoeste, o centro e o sul do estado. Mínimas de 4 em Guarapuava e Palmas; e 10 em Francisco Beltrão; máximas de 19 em Ponta Grossa e Curitiba; 20 em Cascavel e Telêmaco Borba; 24 em Maringá e Jacarezinho e 27 em Apucarana e Londrina.

O Governo do Paraná adiou do dia 12 para o dia 27 deste mês o pagamento do ICMS de maio. A medida foi tomada depois de um pedido das associações e federações que representam os empresários do Estado. Segundo as entidades, as empresas sofreram uma queda no faturamento provocada pela greve dos caminhoneiros. O adiamento do prazo para quitação do imposto em 15 dias é válido para todos os contribuintes do regime normal de tributação. Segundo o presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara, a medida deve dar um alívio aos caixas das empresas.

Pela primeira vez, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, abriu mão de julgar um processo. Ele declarou não ter competência para julgar uma ação penal que teve origem na 48ª fase da operação. Esta etapa apura se uma concessionária de pedágio do Paraná pagou propina a agentes públicos. No despacho, Moro alegou que, apesar das conexões, a ação penal não tem qualquer ligação com a Petrobras ou com o Setor de Operações Estruturadas do Grupo Odebrecht. O juiz afirmou ainda que está sobrecarregado.

O 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prendeu seis policiais militares suspeitos de participarem de uma mega quadrilha do tráfico de drogas em na grande de Curitiba. Os policiais foram presos junto com outras 17 pessoas, em uma operação que contou com 380 policiais e 120 viaturas. Ao todo, 96 mandados judiciais foram cumpridos durante o trabalho. Nove armas de fogo, 4 quilos de drogas, além de R$ 48 mil em dinheiro foram apreendidos na operação.