Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

15.03 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 15/03/2018 às 12:50. Atualizado em 18/07/2018 às 17:18.

Uma frente fria atinge o Sul do país e deve provocar chuva em toda a região.  Aqui no Paraná, o tempo fica bastante abafado com previsão de temporais. A chuva começa pelo oeste, sudoeste e sul do Estado, atingindo principalmente as cidades mais próximas da divisa com Santa Catarina e da fronteira com o Paraguai. Na metade sul do estado, além dos temporais, ainda há risco de rajadas de vento forte. Máximas 28ºC em Francisco Beltrão; 29ºC em Ponta Grossa; 30ºC em Curitiba, Telêmaco Borba, Cascavel, Paranaguá e Londrina; e 34 em Foz do Iguaçu.

Um temporal provocou alagamentos em vários pontos de Curitiba, ontem à tarde.  Em cerca de duas horas choveu o equivalente a metade de tudo que costuma chover no mês de março inteiro. Segundo balanço da prefeitura de Curitiba foram atendidos 25 casos de alagamentos, especialmente nas regiões centro e norte da cidade. Engenheiros fazem vistorias em 17 locais, para verificar riscos de desabamentos. Seis unidades da Fundação de Ação Social, que atendem pessoas que moram nas ruas da cidade, também foram atingidas. Todas as administrações regionais estão em alerta para o risco de novas ocorrências.

Cascavel também foi atingida por um temporal ontem à noite. O Corpo de Bombeiros atendeu 86 chamados de moradores afetados pelos alagamentos e os ventos fortes. Duas famílias tiveram as casas destelhadas e precisaram ser levadas para residências de parentes. Também houve registro de destelhamentos em lojas e num supermercado, além de outdoors que o vento derrubou. Houve ainda queda de árvores e postes em diferentes pontos da cidade. A rede elétrica foi atingida e vários bairros ficaram sem luz. De acordo com o Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná – os ventos chegaram a 60 km/h.

Os juízes federais prometem para hoje uma paralisação em todo o país. A manifestação é uma forma de reivindicar um reajuste dos salários e a manutenção do auxílio-moradia. Segundo a Ajufe – Associação dos Juízes Federais do Brasil – a categoria sofre com perdas salariais que acumulam 40% desde 2005. A Associação alega que  juízes e procuradores recebem menos que outras carreiras da União. Para eles, esta situação é uma forma de represália por causa da ação da justiça federal no combate à corrupção no país.