Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

18.07 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 18/07/2017 às 12:57. Atualizado em 18/07/2018 às 17:48.

A terça-feira amanheceu gelada no Paraná, com temperaturas negativas em várias cidades e geadas no oeste, noroeste e centro-sul do Estado. Ainda há a possibilidade de chover hoje no litoral, e o tempo fica encoberto na grande Curitiba. No restante do Estado, o dia deve ser ensolarado, mas muito frio. As máximas ficam abaixo dos 20ºC em todas as regiões. Em Curitiba, Palmas e União da Vitória, a máxima não passa dos 10 ºC; podemos chegar a 14 em Arapongas e Londrina, 15 em Francisco Beltrão e Paranaguá; 16 em Foz do Iguaçu, Cascavel e Campo Mourão e 18 em Maringá.

A união de frio e umidade derrubou as temperaturas em todo o Estado ontem. Em Palmas, no sul do Paraná, houve registro de neve durante a noite. O Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná – recebeu vários registros de chuva congelada em Curitiba. Segundo o Simepar, a menor temperatura do estado, hoje, foi registrada em Inácio Martins, na região central, onde os termômetros marcaram -3,9ºC. Em Guarapuava e General Carneiro, os termômetros registravam -3ºC com sensação térmica de até -9ºC.

O frio e principalmente a geada preocupam os agricultores paranaenses.  Com as temperaturas mais amenas nas últimas semanas, a colheita do milho, algodão  e da cana-de-açúcar avançou sem transtornos. Mas a baixa umidade do solo afetou as lavouras de trigo, principalmente as do oeste do Paraná. As geadas podem afetar ainda mais o quadro. Mas o maior risco é para os cafezais do Estado. A geada nesta época pode afetar a floração da cultura e comprometer a próxima safra.

O Paraná fechou o primeiro semestre do ano com saldo positivo de 23.189 de empregos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e foram divulgados, ontem, pelo Ministério do Trabalho. As empresas do Paraná contrataram 571.070 trabalhadores nos primeiros seis meses do ano. Em contrapartida, houve 547.881 demissões. Apesar do resultado positivo na soma deste semestre, no mês de junho o Paraná perdeu 3.516 postos de trabalho. Foi o primeiro mês deste ano em que houve mais demissões que contratações.