Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

19.10 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 19/10/2017 às 12:00. Atualizado em 18/07/2018 às 17:34.

A frente fria avança pelo Sul do País. O Sistema já provocou tempestades e destruição no Rio Grande do Sul e está chegando ao Paraná.  A chuva deve começar, agora de manhã, pelo oeste, sudoeste e o centro-sul do Estado.  Nas outras regiões, as mudanças começam a partir da tarde. Há o risco de temporais, com vento forte e trovoadas. A temperaturas sobem menos onde a frente fria chega antes. No norte, Campos Gerais, grande Curitiba e litoral, o tempo fica abafado enquanto a chuva não chega.  Máximas previstas para hoje: 26ºC em Francisco Beltrão e Pato Branco, 28ºC em Foz do Iguaçu e Guarapuava; 31 em Curitiba e Ponta Grossa; 32ºC em Cascavel e Campo Mourão; 33ºC em Paranaguá e Maringá e 35ºC em Apucarana e Londrina.

E o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – emitiu um alerta para o risco de temporais, hoje, no Paraná.  O instituto prevê um alto volume de chuva para o estado nos próximos dias. Em algumas cidades, este volume deve chegar a 100 milímetros. A frente fria também deve provocar ventos de até 100 km por hora. Há ainda a possibilidade de granizo em pontos isolados. A previsão é de tempo instável para todo o final de semana. O alerta vale de temporais para  a grande Curitiba, Litoral, Sul, Centro, Oeste, Sudoeste e Norte.

As agências do Banco do Brasil abrem uma hora mais cedo a partir de hoje para o pagamento das cotas do Pasep – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. O pagamento está liberado a partir de hoje para as pessoas com mais de 70 anos beneficiadas com o saque de cotas. O horário estendido vai até o dia até 31 deste mês. Os idosos também podem receber o PIS – Programa de Integração Social, operado pela Caixa. A retirada vale para os trabalhadores que contribuíram para um dos dois fundos até 4 de outubro de 1988.

O governador Beto Richa assinou um acordo junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), para garantir o pagamento do piso salarial aos professores contratados entre dezembro de 1988 e dezembro de 1992, pela CLT. Segundo o governo, em valores atualizados, o pagamento chega a R$ 550 milhões. Este é o maior acordo judicial já feito no Paraná. Ele vai beneficiar 33 mil profissionais, que tiveram perdas salariais e aguardavam por essa decisão há 28 anos.