Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

21.06 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 21/06/2017 às 12:55. Atualizado em 18/07/2018 às 17:52.

O inverno começa sem chuva, mas com muitas nuvens em boa parte do estado. As temperaturas seguem baixas, principalmente na região centro-sul, na divisa do Paraná com Santa Catarina e região dos Campos Gerais. Pode ventar bastante especialmente na faixa leste, o que traz a umidade do mar para o continente. O céu fica com mais fechado entre a Serra do Mar e as praias. Máximas previstas para hoje: 14ºC em Curitiba e União da vitória;16ºC em Ponta Grossa e Jaguariaíva; 17ºC em Paranaguá; 23ºC em Londrina; e 24ºC em Maringá e Umuarama.

Um acidente com três ônibus causou ferimentos em pelo menos 23 passageiros no começo da manhã em São José dos Pinhais. A batida aconteceu no acesso à montadora Renault. Os ônibus transportavam funcionários da empresa. Segundo informações da Polícia Militar, as equipes do Siate atenderam 17 pessoas, todas com ferimentos leves e moderados. Alguns feridos tiveram que ser encaminhados a hospitais. Nenhum deles corre riscos.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a regra que proibia ensino sobre gênero e orientação sexual nas escolas de Paranaguá, no litoral do Estado. A lei que trata do Plano Municipal de Educação é de 2015. Um dos artigos fala em promover o respeito à diversidade, mas proíbe a educação sobre orientação sexual.  Na decisão, o ministro lembrou que o Brasil lidera o ranking mundial de violência contra transgêneros, que transexuais têm dificuldade de permanecer na escola e que a discriminação aos homossexuais é comum no país. O caso ainda vai ser avaliado pelo plenário do Supremo.

A conta de energia da maior parte dos consumidores do Paraná vai subir. Os consumidores atendidos pela Copel terão aumento médio de 5,85% a partir do próximo sábado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o aumento ontem. A Copel atende a 4,5 milhões de unidades no estado. De acordo com a agência, o aumento médio para os consumidores residenciais, abastecidos em baixa tensão, será de 6%. Para as indústrias, atendidas em alta tensão, o aumento fica em 5,62%.