Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

22.05 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 22/05/2017 às 12:04. Atualizado em 18/07/2018 às 17:56.

A segunda-feira começou com nevoeiro em diversas regiões do Estado. Não há previsão de chuvas significativas para hoje. Agora de manhã, o frio não foi tão intenso. A menor temperatura foi registrada em Palmas, no sul do Estado: 8,6 ºC. Máximas previstas para hoje: 21ºC em Curitiba e Paranaguá; 23ºC em Guarapuava e Ponta Grossa; 26ºC em Foz do Iguaçu e Londrina; 27ºC em Maringá e Guaíra.

A Polícia Federal confirmou que houve uma diminuição no número de agentes que trabalham na Operação Lava Jato. O efetivo caiu de 60 para 40 agentes, que não têm mais atuação exclusiva. Desde o início do ano, o número de delegados federais caiu de nove para quatro na Lava-Jato. Eles são responsáveis pelos 180 inquéritos em andamento. A força tarefa também sofreu com o corte de 44% do orçamento para este ano. A denúncia foi feita ontem pelo Jornal O Estado de São Paulo. Mas a nota oficial da PF afirma que o efetivo é “adequado à demanda” nas investigações à corrupção e lavagem de dinheiro.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), decidiu por 25 a 1 votos pedir a abertura de impeachment contra o presidente da República, Michel Temer. O debate durou mais de nove horas. A única oposição foi Estado do Amapá. A delegação do Acre não participou da reunião. O Paraná esteve representado por quatro conselheiros e o presidente, José Augusto de Araújo Noronha. O relator do caso foi conselheiro Flavio Pansieri, do Paraná. Ele concluiu que, na gravação da conversa entre Temer e Joesley Bastista, da JBS, há elementos para o impedimento do Presidente.

O juiz Sérgio Moro retoma, hoje à tarde, as audiências do segundo processo da Lava Jato contra o ex-presidente Lula. A partir das 2h da tarde, três delatores devem ser ouvidos como testemunhas de acusação: o ex-senador Delcídio do Amaral e os executivos Augusto de Mendonça Neto, da Toyo, e Dalton dos Santos Avancini, da Camargo Corrêa. Nesse caso, Lula é acusado de receber propina da Odebrecht através da compra de um terreno para o Instituto Lula, em São Paulo, e de um apartamento vizinho ao do ex-presidente, em São Bernardo do Campo. No total, ele é acusado de receber quase R$ 13 milhões.