Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

22.09 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 22/09/2017 às 13:01. Atualizado em 18/07/2018 às 17:38.

A Primavera começa oficialmente hoje às 5h02 da tarde, mas nada muda no tempo por enquanto. No Paraná, seguimos sem chuva e com temperaturas altas. Mais uma vez a umidade relativa do ar fica baixa durante a tarde, principalmente, na metade norte do Estado. As máximas chegam a 31ºC em Ponta Grossa e Curitiba; 33ºC em Francisco Beltrão, Cascavel e Laranjeiras do Sul;  34ºC em Guaíra, Umuarama e Maringá; 35ºC em Apucarana e Londrina; e 36ºC em Foz do Iguaçu e Jacarezinho.

Termina hoje a Campanha de Multivacinação deste ano. Até o fim da tarde, os postos de saúde seguem oferecendo as vacinas que fazem parte do calendário básico. Segundo o Ministério da Saúde, são 13 vacinas, para crianças até nove anos, e oito para adolescentes de 10 a 15 anos. A expectativa é atualizar a carteirinha de 47 milhões de crianças e adolescentes em todo o país.

Pelo segundo mês seguido, o Paraná teve saldo positivo na geração de empregos. Foram 1.180 novas vagas com carteira assinada em agosto.Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, do Ministério do Trabalho. A grande maioria destas novas vagas foi gerada nas pequenas e médias cidades do Estado. Os dois maiores municípios do Paraná perderam postos de trabalho. Em Curitiba, o saldo foi negativo. A capital perdeu 1.948 postos. Em Londrina, segunda maior cidade do estado, foram 441 demissões a mais do que as contratações.

Um professor de um colégio estadual de Curitiba foi preso suspeito de abusar de uma aluna de 17 anos. Depois da denúncia ele foi levado á delegacia, prestou depoimento, assinou um termo circunstanciado e foi liberado em seguida. A menina registrou o boletim de ocorrência acompanhada pelo pai. A polícia não informou qual o tipo de abuso cometido, mas as investigações devem continuar. A Secretaria Estadual da Educação (Seed) informou que já acompanha a situação e que o Núcleo Regional de Curitiba prestou apoio e orientação à família da estudante. Uma sindicância, para apurar o caso, foi aberta e deve seguir paralela às investigações policiais.