Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

28.05 GIRO DE NOTÍCIAS – 16H

Por Toni Casagrande. Publicado em 28/05/2018 às 19:00. Atualizado em 18/07/2018 às 17:05.

As temperaturas aumentam nesta terça-feira. Os nevoeiros continuarão presentes nas regiões serranas, ao amanhecer nuvens na faixa leste, mas o sol brilha na capital e nos Campos Gerais. Em Ponta Grossa e Curitiba 11ºC e 23ºC; Norte e Noroeste terão dia quente mínima na casa dos 13ºC em Londrina e Maringá, máxima de 27ºC nessas cidades e também em Paranavaí e Campo Mourão. A terça-feira começa com 18ºC em Foz do Iguaçu e máxima chega a 28ºC no oeste do estado.

O governo federal vai usar a ANP (Agência Nacional do Petróleo)  e os Procons para fiscalizar se os donos dos postos de combustíveis vão repassar a redução do preço ao consumidor final. O diesel deve ter uma redução de R$ 0,46 nas refinarias. Agora a intenção é pressionar as distribuidoras para que o valor seja repassado para as bombas. Nessa cifra, entram além do desconto já anunciado pela Petrobras (de 10% do preço do combustível), também a isenção da Cide (Contribuição sobre Intervenção do Domínio Econômico) e parte do PIS/Cofins.

O Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Londrina e Região,  informou hoje (28) que a categoria não concordou com a proposta e quer a redução de R$ 1 do diesel na bomba. Na região de Londrina, são 45 pontos de bloqueios nas estradas.

Em Ponta Grossa, O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG)  suspendeu  as cirurgias agendadas para esta terça-feira (29). Os pacientes estão sendo avisados sobre o adiamento. Porém, o mutirão de cirurgias de catarata, programado para o feriado de Corpus Christi (de quinta-feira, 31/5 a sábado, 2/6), será mantido. Serão realizadas mais de 500 cirurgias.

O banco de sangue do Paraná enfrenta uma redução de mais de 30% no número de doações. Em Curitiba, por exemplo, o Hemepar coleta uma média de 120 bolsas de sangue por dia, número que agora não passa de 80 bolsas e tende a cair. A Secretaria de Saúde pede que mesmo com as dificuldades da paralisação, os paranaenses que são doadores de sangue, para que se dirijam aos pontos de doação, para não deixar o estoque zerar.