Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

30.03 – GIRO DE NOTÍCIAS – TARDE

Por Toni Casagrande. Publicado em 30/03/2018 às 16:31. Atualizado em 18/07/2018 às 17:15.

O final de semana começa sem mudanças no tempo. Ainda há muita umidade no ar por causa do fluxo de nuvens que chega ao Paraná vindo das regiões tropicais do país. A umidade e o calor deixam o tempo abafado durante todo o final de semana, e vamos ter pancadas de chuva à tarde e à noite na maior parte das regiões. O risco de temporais é maior na região leste, incluindo litoral e a grande Curitiba.  Mínimas de 14 em Palmas e Rio Negro e 16 em Guarapuava; máximas de 24 em Curitiba; 26 em Ponta Grossa e Campo Mourão; 27 em Londrina e Maringá; e 28 em Foz do Iguaçu, Paranaguá e Jacarezinho.

O movimento foi grande nas principais estradas do Paraná na manhã desta sexta-feira. Na descida para as praias pela BR-277, a concessionária responsável pelo trecho chegou a registrar 1.500 carros por hora. Este movimento é 3 vezes maior que o de um dia normal. No sentido interior do Estado, a rodovia registrou movimento 40% acima do normal. A média chegou a 2.300 mil veículos por hora.  Pela BR-376 no sentido Santa Catarina o tráfego chegou perto de 2.800 carros a cada hora, o triplo dos dias normais. O movimento diminuiu durante a tarde.

A colheita e venda de pinhão no Paraná serão liberadas a partir de domingo, dia 1º. Segundo o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), antes disso, qualquer atividade envolvendo a semente está proibida, incluindo o transporte e o armazenamento. A regra também proíbe, em qualquer data, o consumo e venda das sementes verdes. Nesse estado, as pinhas podem conter fungos e ser prejudicial à saúde. Quem for pego desrespeitando a norma, pode responder a processo criminal, além de ser multado em R$ 300,00 para cada 60 quilos de pinhão.

A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica informou que a bandeira tarifária de abril continua na cor verde. Assim, não haverá cobrança extra nas contas de luz no próximo mês. Segundo a agência, a medida reflete a situação nos reservatórios das hidrelétricas, que continua a melhorar por causa das chuvas registradas durante o verão. Situação diferente da registrada no fim do ano passado. Em outubro e novembro de 2017, por causa do baixo nível dos reservatórios houve cobrança extra nas contas de luz.