Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

GIRO DE NOTÍCIAS – 09.03 – 16H

Por Jornalismo. Publicado em 09/03/2017 às 16:36. Atualizado em 18/07/2018 às 18:06.

Uma frente fria avança sobre o Paraná e deixa o tempo instável. Pancadas de chuvas e trovoadas podem acontecer principalmente durante a tarde em todas as regiões do Estado. Máximas de 29°C em Curitiba e Guarapuava; 30ºc em Foz do Iguaçu e 31°C em Londrina e Paranaguá.

Pela terceira vez em um mês, a doceira Janete Martins foi alvo de ataques racistas em Araucária, região metropolitana de Curitiba. Ela recebeu um pacote com cascas de banana e uma carta escrita com recortes de jornal. No começo de fevereiro, Janete foi questionada sobre a cor de pele dela por um cliente. Dias depois, ela recebeu uma carta dizendo que jamais poderia ser comparada a uma pessoa branca. O Ministério Público está investigando o caso. O segundo pacote recebido ontem também foi enviado à perícia.

A Secretaria Estadual da Saúde divulgou um novo boletim sobre a situação da dengue no Estado. Os dados mostram que Londrina, Paranaguá e Maringá ainda são as cidades com maior número de casos suspeitos de dengue. São 542 pessoas com a doença confirmada desde agosto do ano passado em todo o Paraná. A Secretaria mantém uma campanha de vacinação nas 30 cidades que mais registraram casos da doença no ano passado. As doses estão disponíveis até o dia 31 de março.

Em dois anos, o Paraná registrou 281 casos de feminicídio, que é o crime de ódio contra mulheres. Em 2015, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei que torna o assassinato de mulheres em homicídio qualificado e passa a ser considerado crime hediondo. Segundo o Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero os casos de feminicídio costumam ser semelhantes. Os casos mais comuns deste tipo de crime acontecem quando o companheiro fica inconformado com o descumprimento de alguma ordem e comete o crime.