Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

GIRO DE NOTÍCIAS – 16.02 – 10H

Por Jornalismo. Publicado em 16/02/2017 às 11:37. Atualizado em 18/07/2018 às 18:09.

Faz muito calor em todo o Paraná hoje. A sensação de tempo mais abafado vai ser sentida em todas as regiões, com a possibilidade de pancadas de chuva rápida durante a tarde. No leste do estado há a possibilidade de chuva forte, acompanhada de raios. Máximas de 31ºC em Curitiba e Ponta Grossa, 32ºC em Cascavel e Londrina, 33ºC em Maringá, Umuarama e Foz do Iguaçu.

A Polícia Federal (PF) deflagrou agora de manhã uma operação para investigar um suposto esquema de propinas em obras da Hidrelétrica de Belo Monte. Os alvos são o filho do senador Edison Lobão (PMDB), Márcio Lobão, e o ex-senador Luiz Otavio Campos. A operação batizada de Leviatã é um desdobramento da Operação Lava Jato. Os policiais cumprem seis mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF). A operação é realizada no Rio de Janeiro, Pará e em Brasília.

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) expediu alertas de despesas de pessoal a 43 municípios do Estado. Treze deles extrapolaram o limite de 54% da receita corrente líquida (RCL) com pagamento de funcionários em 2016 e precisam se adequar. Vinte e quatro municípios ultrapassaram 95% do limite de despesas e estão proibidos de contratar novos funcionários, não podem conceder reajuste de salários nem pagar horas extras.  Outras seis cidades gastaram acima de 90% do limite e também podem sofrer restrições.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 500 quilos de cocaína em São José dos Pinhais, na grande Curitiba. A droga era transportada em uma caminhonete na BR-277. Quando passou por uma viatura, o motorista fez uma manobra brusca e tomou a direção contrária. Os policiais desconfiaram e alcançaram o carro. Os tabletes de cocaína estavam sobre os bancos e no compartimento de carga. Depois de preso, o homem disse que trazia droga de Joinville, em Santa Catarina, e entregaria em Paranaguá, no litoral paranaense.