Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

01.11 – GIRO DE NOTÍCIAS – 10H

Por Toni Casagrande. Publicado em 01/11/2017 às 11:31. Atualizado em 18/07/2018 às 17:32.

A quarta-feira vai ser de tempo firme e sem chuva no Paraná. Pela manhã, o tempo ainda fica fechado no Litoral, grande Curitiba e nos Campos Gerais, mas o sol aparece ao longo do dia. As temperaturas sobem em todo o interior, chegando perto dos 30°C entre o oeste e o noroeste. Máximas de 22ºC em Curitiba, 24ºC em Ponta Grossa e Paranaguá, 28 ºC em Pato Branco, Cascavel, Arapongas e Londrina; e 29ºC em Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá e Jacarezinho.

O Senado mudou o projeto que regulamenta o transporte de passageiros por carros particulares. As alterações são favoráveis às empresas de aplicativos, como Uber e Cabify. Os Senadores retiraram a obrigatoriedade do uso de placas vermelhas e também a imposição de que apenas o dono do carro possa trabalhar como motorista. Pelo novo texto, as prefeituras ficam responsáveis apenas pela fiscalização dos serviços. Como houve mudanças no texto, o projeto vai ter que voltar para a Câmara dos Deputados, onde havia sido aprovado em abril.

Começa hoje a Piracema, período em que a maioria das espécies nativas de peixes do Paraná se reproduz. Por este motivo a pesca destas espécies fica proibida em todos os rios do Estado.  Até o dia 28 de fevereiro, espécies como dourado, lambari, bagre, jaú e pintado, entre outras, ficam protegidas. Quem desrespeitar a proibição pode ser multado em R$ 700 e mais de R$ 20 por quilo de peixe pescado. Além disso, tudo que foi pescado, equipamentos e embarcações podem ser apreendidos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lança hoje a Operação Finados 2017. Os agentes da PRF vão priorizar o controle de velocidade com radares portáteis, o combate à embriaguez ao volante e a fiscalização de ultrapassagens proibidas. O uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção para crianças, além de fiscalizações específicas de motocicletas, são outras prioridades da PRF durante o feriado prolongado. A previsão das concessionárias de pedágio é de que o fluxo de veículos aumente entre 15% e 45% em comparação à média dos dias normais.