Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

06.06 – GIRO DE NOTÍCIAS – MANHÃ

Por Toni Casagrande. Publicado em 06/06/2018 às 12:48. Atualizado em 18/07/2018 às 17:04.

O tempo muda em grande parte do Paraná, hoje. Uma massa de ar frio e mais seco  avança e deixa o dia com menos nuvens na maior parte do Estado. O sol reaparece e a chance de chuva cai a praticamente zero. Apenas no centro e no leste, o tempo ainda fica fechado e pode haver chuviscos pela manhã. Nesta regiões o tempo melhora à tarde, mas segue fazendo frio.  Máximas de 15 em Guarapuava; 18 em Ponta Grossa e Curitiba; 20 em Telêmaco Borba e Cascavel; e 22 em Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá.

Duzentos policiais civis e militares fazem uma operação contra o tráfico de drogas, agora de manhã, em Paranaguá, Matinhos e Pontal do Paraná. 34 pessoas são procuradas. Elas são suspeitas de participar de 10 quadrilhas diferentes. De acordo para a Secretaria de Estado de Segurança Pública 11 pessoas acusadas de participar das operações de tráfico já estão presas. Elas seriam responsáveis  por comandar o tráfico de drogas de dentro da cadeia.

Uma explosão em um frigorífico provocou a morte de duas pessoas e deixou outras quatro feridas, em Capanema, no sudoeste do Estado. De acordo com a polícia, uma máquina explodiu e provocou um desabamento. Em seguida o fogo tomou conta do local. O frigorífico pertence à empresa DIP Frangos, que confirmou que os dois mortos eram funcionários. A máquina funciona como  uma panela de pressão gigante. O equipamento é usado para cozinhar restos de frango que são usados na fabricação de ração. Segundo os Bombeiros, quando houve a explosão, a tampa se desprendeu e atingiu quatro funcionários.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar hoje um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para revogar o uso do voto impresso nas eleições de outubro. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirma que o voto impresso  vai causar transtornos ao eleitorado, além de aumentar a possibilidade de fraudes. Para a procuradora, a mudança pode comprometer o sigilo do voto. A adoção do voto eletrônico teve início no Brasil nas eleições de 1996, quando 35% das urnas foram informatizadas. Desde o ano 2000, todas as urnas são eletrônicas, sem impressão do voto.