Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

6 em cada 10 cigarros consumidos no Paraná são ilegais 

Por Redação. Publicado em 25/10/2023 às 20:04.

Estado lidera ranking na região Sul e movimenta bilhões, enquanto perde receita em impostos

Por Marinna Prota

Suspeitos de contrabando na região da tríplice fronteira, no oeste do Paraná, foram alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) com o cumprimento de oito mandados de prisão, quatro de monitoramento eletrônico e 19 de busca e apreensão, cumpridos em Foz do Iguaçu, Curitiba e Goiânia (GO).  

De acordo com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), esse problema está diretamente relacionado à proximidade geográfica do Paraná com o mercado produtor, o Paraguai, o que torna o estado uma das principais rotas de contrabando no país.

De acordo com dados do Fórum, no Paraná, seis em cada dez cigarros consumidos no estado são fruto da ilegalidade. Edson Vismona, presidente do FNCP, destaca os desafios enfrentados no combate ao contrabando. 

SONORA

Segundo o levantamento, enquanto o mercado ilegal de cigarros movimentou cerca de R$ 1,5 bilhão em 2022, o Paraná perdeu aproximadamente R$ 462 milhões em impostos não arrecadados.  

SONORA

O contrabando de cigarros por aqui supera consideravelmente a média nacional, atingindo 62%, enquanto o índice do Brasil é de 41%. Isso coloca o estado como o quinto maior mercado ilegal de cigarros no país.