Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Afastamento dos tutores pode afetar saúde mental dos animais de estimação

Por Jornalismo. Publicado em 21/12/2021 às 20:12.

Distanciamento dos tutores na retomada das atividades presenciais pode causar ansiedade e até mesmo depressão nos pets. Saiba quais comportamentos indicam alterações na saúde mental dos animais.

por Amanda Yargas

De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, o número de animais de estimação aumentou 30% durante a pandemia e, em 23% dos casos, foi a primeira vez que os tutores adotaram um bicho.

No entanto, a retomada de atividades presenciais fez com que a dinâmica doméstica mudasse e muitos desses pets sofrem transtornos mentais pelo distanciamento e separação dos tutores, que antes estavam a maior parte do tempo em casa, como avalia a médica veterinária Alessandra Farias. 

SONORA

A veterinária indica quais os  sintomas mais comuns de doenças mentais em animais que devem chamar atenção dos tutores. 

SONORA

A indicação, segundo a profissional, é para que o tutor que ainda não retomou às atividades inicie um treinamento para deixar o pet mais independente. Os cães, por exemplo, aprendem por imitação, indução, tentativa e erro. Então, a dica é observar e não atender aos chamados de imediato. Também é recomendado, que o tutor saia, pelo menos, três vezes por semana, por pelo menos uma hora, e deixe biscoitos e brinquedos espalhados pela casa para o pet se distrair nesse período. Mas, em casos mais graves, de apatia, falta de apetite ou outros que afetem o comportamento ou a saúde física, o tutor deve procurar o médico veterinário para um tratamento.

SONORA