Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Anatel quer padronizar carregadores de celulares para reduzir lixo eletrônico no país

Por Jornalismo. Publicado em 06/07/2022 às 14:31.

Uma consulta pública aberta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer buscar opiniões sobre a padronização do tipo de cabos utilizados em carregadores celulares.

Por Marinna Prota

Em uma pesquisa divulgada no fim de 2021, a Green Eletron mostrou que o Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico do mundo. Só o nosso país descartou em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% foram reciclados, de acordo com o relatório desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas. 

Pensando em conter este tipo de situação, que é causada também pela falta de padrão dos carregadores de celulares, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer padronizar o tipo de cabo utilizado.

Atualmente em discussão também na Europa, o uso do USB tipo C é considerado o de melhor custo benefício, já que é avaliado positivamente em quesitos como durabilidade e celeridade na transferência de carga e dados.

Por isso, uma consulta pública foi aberta para participação do público no site oficial do Participa Anatel até o dia 26 de agosto de 2022.

Vale destacar que não é a primeira vez que a Anatel realiza um projeto para padronização de interface de carregamento de smartphones e a discussão, que passa pela aceitação de marcas como Apple e Samsung, gigantes do mercado, deve ir longe.