Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Bacia do Rio Iguaçu, no Paraná, foi a região com mais alertas de desmatamento na Mata Atlântica em 2021

Por Comunicação. Publicado em 11/02/2022 às 08:00.

Foram 528 alertas, numa área de 1.162 hectares. Desmatamento impacta diretamente na vida das pessoas, um exemplo, é o agravamento da crise hídrica que o Estado enfrenta.

Por Fernanda Nardo

O primeiro boletim do SAD Mata Atlântica reúniu alertas do ano de 2021, apresentando os primeiros resultados parciais do desmatamento do bioma no período.  A edição piloto abrangeu quatro regiões de relevância para o monitoramento do bioma: as bacias do Rio Tietê (SP), do Rio Iguaçu (PR), do Rio Jequitinhonha (BH e MG) e o município de Bonito (MS), registrando um total de 1.103 alertas e 6.739 hectares desmatados. Cada hectare corresponde, em média, à área de um campo de futebol. Na bacia do Iguaçu, no Paraná. também foi registrada a maior quantidade total de alertas, foram 528. A área desmatada foi de 1.162 hectares. Os principais municípios que desmataram o bioma foram Pinhão, Reserva do Iguaçu, Bituruna, Palmas, Cruz Machado e Coronel Domingos Soares, como explica o Diretor de conhecimento da Fundação SOS Mata Atlântica, Luís Fernando Guedes Pinto.

SONORA

A grande maioria dos alertas (70%) se refere a perdas menores que três hectares, ressaltando o novo perfil do desmatamento da Mata Atlântica, composto por uma soma de pequenos cortes de floresta natural, o que impõe dificuldades à fiscalização. A bacia do Iguaçu (PR e SC) foi a campeã em número de alertas com esse perfil, com 423 alertas. Segundo o diretor das entidade, os novos dados confirmam que, ainda que a Lei da Mata Atlântica esteja em vigor, o desmatamento segue como um grande problema no bioma.

SONORA

O diretor explica que o novo sistema de monitoramento gera alertas mensais, identifica pequenas áreas desmatadas, com o uso de imagens de satélite de alta resolução, o que contribui para intensificar e agilizar a fiscalização, e contribuir para o fim do desmatamento do bioma mais ameaçado e devastado do Brasil.

SONORA

O novo sistema foi lançado pela Fundação SOS Mata Atlântica, a Arcplan e o MapBiomas. Todos os dados do SAD Mata Atlântica serão disponibilizados mensalmente na plataforma MapBiomas Alerta e os resultados serão reunidos em boletins trimestrais publicados pela Fundação SOS Mata Atlântica em: https://sosma.org.br/iniciativas/alertas/.