Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Desmatamento no Paraná reduz em 59% em dois meses

Por Redação. Publicado em 13/03/2024 às 18:55.

Queda significativa reflete esforços de preservação, mas desafios persistem no estado

Por Marinna Prota

O Paraná teve uma redução de 59% no desmatamento, conforme apontado pelo mais recente boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica. Entre setembro e outubro de 2023, o estado viu a supressão de apenas 158 hectares de floresta, em comparação aos 384 hectares no mesmo período do ano anterior. Essa queda coloca o Paraná como o terceiro estado com maior diminuição no desmatamento, perdendo apenas para Rio Grande do Sul e São Paulo.

De acordo com  Professor Alexandre Tetto, da Universidade Federal do Paraná, especialista em Engenharia Florestal e conservação da natureza, a redução pode estar relacionada a diversos fatores, como uma maior fiscalização ou condições meteorológicas adversas que dificultam as atividades de corte. 

SONORA

No entanto, apesar dos avanços, o Paraná continua a enfrentar desafios na proteção de seus recursos naturais. A operação Mata Atlântica em Pé, coordenada pelo Ministério Público do Paraná, identificou 15.439 hectares com supressão ilegal de vegetação durante o período analisado, resultando em multas que ultrapassam os R$ 80 milhões.  

Para o professor, é essencial envolver as comunidades na conservação. Ele destaca a importância de simplificar a legislação ambiental, tornando mais acessível e eficaz.

SONORA

Tetto destaca a importância da conservação pelo uso, incentivando o plantio de espécies para uso futuro.

SONORA