Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mais de R$387 milhões em multas foram aplicados no PR para crimes ambientais em cinco anos

Por Redação. Publicado em 03/04/2024 às 19:15.

Multas milionárias, restrições de direitos e confiscos são parte das medidas adotadas para proteger meio ambiente no Paraná

Por Marinna Prota

Entre 2019 e 2023, mais de R$387,5 milhões em multas foram aplicadas no estado do Paraná, em combate aos crimes ambientais, representando uma diminuição de 70% no desmatamento ilegal da Mata Atlântica no ano passado. 

O Instituto Água e Terra (IAT) lidera as ações de licenciamento, autorização, monitoramento e fiscalização do meio ambiente, se apoiando na legislação federal para direcionar suas iniciativas, é o que explica o gerente de Monitoramento e Fiscalização do IAT, Álvaro Cesar de Goes.

SONORA 

Luzia Brunkow, é responsável pelo setor de documentos e informações da Divisão de Fiscalização Ambiental do IAT, de acordo com ela, a punição administrativa só é formalizada dentro de um prazo de 10 dias.

SONORA

O bloqueio da Certidão Negativa de Débitos Ambientais impede transações comerciais e acesso a serviços do órgão ambiental, enquanto a inclusão no Cadastro Informativo Estadual (Cadin) pode resultar em protestos ou cobranças judiciais.