Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Glitter de outros carnavais pode estar atingindo a vida marítima paranaense; saiba como preservar o meio ambiente

Por Redação. Publicado em 05/02/2024 às 21:50.

A ideia de se fantasiar para o carnaval e brilhar durante a folia pode e deve estar alinhada com os conceitos e práticas de ESG

Por Marinna Prota

Ele está presente em várias fantasias de carnaval. O glitter é considerado um dos queridinhos de quem gosta de curtir a folia. Mas o seu descarte pode ameaçar a vida marinha. E no Paraná que as principais festas estão localizadas na região leste, principalmente no famoso carnaval de Antonina, Matinhos e Guaratuba, a preocupação aumenta tendo em vista a proximidade com o mar.

Claudia Coser é doutora em administração e referência em ESG. Ela fundou a Plataforma Nobis, focada em projetos regenerativos socioambientais, e explica que o glitter utilizado desde os primórdios do carnaval ainda circula no meio ambiente, isso porque ele faz parte de uma categoria de microplásticos que dificilmente será degradada ou decomposta na natureza.

SONORA

Mas não é preciso deixar os brilhos para trás. Há alternativas suficientes para manter a elegância e a alegria do carnaval, sem agredir nosso ecossistema.

SONORA