Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Besouros identificados por pesquisadores da UFPR podem ajudar na investigação de mortes

Por Comunicação. Publicado em 13/03/2024 às 12:09.

Análise dos insetos pode indicar se um cadáver foi transportado de um lugar para outro, diz pesquisadora.

Repórter Rodrigo Matana. Supervisão de Alice Lima. Uma parceria Rede Aerp de Notícias e Agência Escola UFPR.

Duas novas espécies de besouro podem ajudar na solução de crimes relacionados a mortes. A descoberta é de um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Palotina. Com menos de um centímetro, esses insetos, que pertencem ao gênero Aleochara, parasitam moscas necrófagas, que são aquelas que se alimentam de cadáveres. Quem explica é Bruna Buss, mestre em Ciências Biológicas pela UFPR e uma das pesquisadoras envolvidas no estudo.

[SONORA]

A pupa é um dos estágios de desenvolvimento da mosca, quando a larva forma uma casca para se desenvolver até à fase adulta. A pesquisadora dá exemplos de como essas duas espécies de besouro podem ajudar nas investigações.

[SONORA]

A bióloga Bruna Buss também afirma que a análise dos insetos pode indicar se um cadáver foi transportado de um lugar para outro.

[SONORA]

 

Agência Escola UFPR – Um projeto da Universidade Federal do Paraná que conecta ciência e sociedade. Para apresentar aos públicos as pesquisas da UFPR, produz conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, audiovisuais, eventos e muito mais.