Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Brasil terá frio atípico com indicativos de neve nos próximos dias

Por Comunicação. Publicado em 12/05/2022 às 13:47.

No Paraná, temperatura deve chegar a zero grau em algumas regiões, diz Simepar.

Por Fernanda Nardo

Uma intensa onda de frio atípico para o mês de maio vai provocar uma queda acentuada de temperatura a partir da próxima segunda-feira (16) no Brasil, segundo apontam os serviços de meteorologia. A previsão é de neve e “chuva congelante” para estados do Sul, nas regiões serranas, e geadas para outros trechos do país.  O frio que se aproxima vem sendo divulgado nas redes sociais como uma “erupção polar histórica”. No entanto, segundo informações do Climatempo, esse termo não existe na literatura da meteorologia. O que, de fato, vai ocorrer tecnicamente é o avanço de uma “massa polar” intensa, diz o Climatempo. De forma direta, serão impactados todos os estados do Centro-Sul do Brasil. O auge será entre os dias 16 e 22. No Paraná, a frente fria começa avançar já no fim de semana, e segundo o Simepar, irá causar chuvas significativas. Segundo o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri, na retaguarda desse sistema tem o avanço de uma massa de ar mais frio, pelo Sul do País, e as temperaturas devem despencar no estado a partir da próxima segunda (16).

SONORA

Segundo o Climatempo, o grande diferencial é que desta vez o deslocamento da massa de ar polar vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns, como a queda de neve e precipitação da chamada “chuva congelante”, no qual a chuva ocorre de forma normal, com a queda da gotícula na atmosfera, mas a água se congela ao tocar uma superfície. De acordo com Barbieri, no Paraná não neva, mas geadas são esperadas em diversas localidades.

SONORA

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a queda das temperaturas mínimas vai afetar também os estados do Norte do Brasil.