Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cartórios oferecem serviços na internet para evitar aglomerações

Por Jornalismo. Publicado em 02/04/2020 às 18:57. Atualizado em 21/05/2020 às 18:25.

Neste período de isolamento social para contenção do coronavírus, os cartórios de Registro Civil do Paraná estão direcionando pedidos de registros de casamento, nascimento e óbito para serem feitos pela internet.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Arquivo Agência Brasil

 

 

 

 

 

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg) informa que os cartorários trabalham em regime de plantão e o atendimento presencial é feito apenas em caso de extrema necessidade como por exemplo, pedidos de assinatura ou protocolo ou procuração. Para os outros serviços, plataformas na internet podem auxiliar na emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito e ainda permitem que o documento seja entregue em casa.

Os cartórios estão na lista de serviços essenciais durante o período de isolamento. Para o advogado, doutorando e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Calderón, apesar do Poder Judiciário já estar preparado e em processo de digitalização constante, os cartórios ainda engatinham nos serviços online e encontram dificuldades neste período, principalmente com relação à emissão de certidões de nascimento e de óbito.

O especialista prevê que  após a crise da pandemia do coronavírus as formas de trabalho e prestação de serviços será transformada, com inclusão quase que total para o mundo digital.

A principal orientação é direcionar os pedidos de serviços para o portal eletrônico www.registrocivil.org.br, evitando assim aglomerações e deslocamentos de pessoas nas cidades.

A plataforma permite a emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito de Cartórios de Registro Civil de todo o Brasil, seja em formato digital, com o usuário recebendo o documento em sua casa, ou ainda a possibilidade de que o documento seja entregue na residência do cidadão ou ainda retirado no cartório mais próximo da localidade onde ele estiver.

Pelo site também é possível realizar a busca de registros de nascimento, casamento e óbito nos casos em que não se sabe o Cartório onde foi realizado o registro original.

 

Repórter Grasiani Jacomini