Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ciclone deixa 38 famílias desabrigadas no litoral

Por Jornalismo. Publicado em 10/08/2022 às 20:18.

Ventos fortes deixaram dezenas de famílias desabrigadas nesta quarta-feira no litoral do estado. Defesa Civil trabalhou durante todo o dia para conter os estragos. Não há registro de mortes.

Por Marinna Prota

Um ciclone extratropical que se formou na costa da região sul trouxe grandes transtornos ao litoral paranaense nesta quarta-feira. Os ventos fortes chegaram a 97 km/h em Guaratuba, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Matinhos, uma das cidades mais atingidas, decretou estado de emergência. As rajadas foram tão intensas que provocaram trombas d’água na região, que foram flagradas por moradores.

ABRE AUDIO

As aulas da rede pública e particular de ensino foram suspensas por conta da condição climática em todos os municípios do litoral. A secretária de Educação de Guaratuba, Fernanda Monteiro, informou que danos foram registrados nas escolas.

SONORA

No último boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiro ainda na noite de quarta-feira (10) foi registrado que 263 pessoas foram afetadas, com 38 famílias desabrigadas, 20 delas na região de Guaratuba e 18 em Matinhos. Além disso, foram distribuídos mais de 2 mil metros de lona, para as casas destelhadas.

O Capitão Marcos Vidal, coordenador da Defesa Civil do Paraná informou que vários atendimentos foram feitos em decorrência do ciclone no litoral.

SONORA

Na orla de Matinhos, na praia de Caiobá, a obra de engorda da areia foi completamente tomada pelo mar revolto. Pela condição climática, as operações da travessia de Guaratuba e da Ilha do Mel foram suspensas.

O capitão da Defesa Civil ainda orienta a população para as práticas neste tipo de situação.

SONORA

A previsão do SIMEPAR é de que os ventos fortes cessem e que as rajadas entrem na normalidade nesta quinta-feira. A chuva também perde força e uma massa de ar frio deve derrubar as temperaturas. O mar ainda deve ficar revolto até o fim de semana.