Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Como o reflorestamento ajuda a estabilizar o volume de água dos rios?

Por Comunicação. Publicado em 11/12/2023 às 07:00.

Políticas públicas de reflorestamento procuram restaurar áreas de preservação permanente e também as privadas, em parceria com produtores.

Repórter Bruna Alvares, sob supervisão de Alice Lima. Uma parceria AERP e Agência Escola UFPR

 

O rio Iguaçu, que é o maior do Paraná, com 55 mil km² de superfície, revitalizou seu volume de água que estava há 12 anos desestabilizado, segundo o último levantamento do MapBiomas, que reuniu dados de 2022. O feito é creditado às políticas públicas que já destinaram mais de 600 mil mudas de diferentes espécies de árvores para plantio às margens do Iguaçu e a ação já regenerou cerca de 660 hectares. Segundo o Doutor em ciências florestais, Álvaro Boson, que pesquisa manejo florestal e legislação ambiental e, é membro do grupo de novos arranjos em pesquisa e inovação em emergências climáticas, o reflorestamento já é uma atividade prevista pela legislação ambiental.

SONORA

As políticas públicas de reflorestamento procuram restaurar áreas de preservação permanente e também as privadas, em parceria com produtores rurais. No Paraná, essas práticas são coordenadas pelo Instituto Água e Terra, que tem como missão proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental. Dessa forma, promovem mais qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

SONORA

 

Agência Escola UFPR – Um projeto da Universidade Federal do Paraná que conecta ciência e sociedade. Para apresentar aos públicos as pesquisas da UFPR, produz conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, audiovisuais, eventos e muito mais.