Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Conselho Nacional de Justiça mantém afastamento do juiz Eduardo Appio da 13ª Vara Federal de Curitiba

Por Redação. Publicado em 18/07/2023 às 21:50.

 A defesa alega violação do direito e informou que vai recorrer da decisão.

Por Marinna Prota

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu manter o afastamento do juiz Eduardo Appio, que atuou como chefe da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pelos processos da Operação Lava Jato. A decisão é do corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão. 

Eduardo Appio foi afastado em maio deste ano pelo Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), devido a uma suposta ligação telefônica que teria feito com uma “ameaça” ao filho de João Malucelli, sócio do senador Sérgio Moro em um escritório de advocacia em Curitiba. 

O corregedor nacional de Justiça considerou a gravidade das acusações contra Eduardo Appio e afirmou que o afastamento deve ser mantido para não prejudicar as investigações. O corregedor também negou o pedido para que o CNJ assumisse o procedimento disciplinar instaurado contra o juiz pelo TRF4. A defesa de Appio alega que o afastamento ocorreu sem que ele tivesse a oportunidade de ser ouvido e que seu direito ao devido processo legal foi violado. A defesa informou que irá recorrer da decisão.