Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Copel lança sistema de Rede Elétrica Inteligente

Por Jornalismo. Publicado em 09/09/2020 às 15:53.

As regiões Oeste e Centro Sul passam a ter medição digital do consumo elétrico no estado. Entenda o que muda e quais as vantagens do novo sistema da Copel.

 

Nesta quarta-feira foi lançado o programa Rede Elétrica Inteligente da Copel. Nas regiões oeste e centro-sul do estado, os medidores de 1 milhão e meio de Unidades Consumidoras foram substituídos por versões digitais. O Governador Carlos Massa Ratinho Junior ressaltou que o Paraná é o maior produtor de energia do Brasil, sendo responsável por 25% da carga consumida no país e que o projeto vai modernizar o sistema de distribuição.

SONORA

O sistema emite um sinal periódico com os dados de consumo da unidade para a companhia elétrica. Com isso há duas mudanças principais: a primeira é que a queda de luz é identificada poucos minutos depois da ocorrência e não depende mais que o cliente informe a Copel. A segunda é que não haverá mais necessidade de os leituristas irem de casa em casa para a medição do consumo, liberando estes profissionais para atuarem em outras áreas na empresa.

O diretor-presidente da Copel, Daniel Pimentel, salienta três vantagens do novo sistema.

SONORA

O plano é estender a cobertura da Rede Inteligente para todo o estado nos próximos anos. Outra novidade possibilitada pela medição digital que pode ser implantada no futuro é a tarifa branca, com variação de valores ao longo do dia conforme horários de pico.

 

Amanda Yargas