Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Crianças e adolescentes estão mais vulneráveis à violência durante isolamento

Por Jornalismo. Publicado em 15/05/2020 às 17:31.

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes. E com o isolamento é preciso se preocupar ainda mais com a integridade física e psicológica deles, já que grande parte dos abusadores estão dentro de casa. A reportagem é de Amanda Yargas.

 

 

 

 

Mais de 100 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes foram registradas pelo disque 100 no Paraná em 2018. Cerca de mil casos estavam relacionados à abuso sexual. O disque 100 é uma central nacional, mas há também denúncias enviadas para centrais estaduais e municipais. Ou seja, o número é bem maior. Só que com a pandemia, as denúncias e atendimentos de crianças e adolescentes que sofreram maus tratos caíram. No Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, por exemplo, a queda nos atendimentos de crianças que sofreram algum tipo de violência foi de cerca de 50% no mês de abril. E as crianças que chegaram a instituição, vieram em situação mais grave.  A coordenadora do Serviço Social do hospital, Rosane Batista, diz que nesse momento é preciso que os vizinhos estejam em alerta.

 

A coordenadora Rosane Batista lembra que não é preciso que o denunciante tenha provas do que está ocorrendo, e que apenas a suspeita já é suficiente para fazer a denúncia.

 

A pediatra e psicóloga Luci Pfeiffer é coordenadora do programa Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Dedica) mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas. O programa atende as vítimas de violência grave, com o objetivo de interromper a agressão e tratar as marcas que ela deixa, preparando estas crianças e adolescentes para seguirem a vida. A coordenadora explica a importância deste apoio.

 

A coordenadora Luci Pfeiffer conta que o Dedica também atende os responsáveis e, quando possível, os abusadores. Segundo ela, a maior parte destes abusos acontece dentro de casa e quem os pratica quase sempre tem seu próprio histórico de violência na infância.

 

Qualquer mudança no comportamento das crianças e adolescentes, como maior agressividade, timidez, tristeza, o choro constante, a presença de hematomas no rosto ou em quantidade muito grande, são indícios de que eles possam estar sofrendo abusos. A denúncia deve ser feita pelo disque 100 ou o disque denúncia pelo número 181, ou ainda pelos canais próprios que estejam disponíveis na sua cidade.

 

 

Repórter Amanda Yargas