Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Curitiba começa a ganhar estações de bicicletas compartilhadas

Por Comunicação. Publicado em 28/06/2023 às 14:32.

Serão 50 estações e 500 bicicletas, tanto em modelos convencionais como com pedal assistido; previsão é de que o serviço de locação das bicicletas esteja disponível para a população no início do segundo semestre.

Por Fernanda Nardo

A instalação de cinco novas estações de bikes compartilhadas teve início na ultima semana em Curitiba. O mobiliário começou a ser instalado nas praças Tiradentes, Zacarias, Carlos Gomes e Osório e na Rua Visconde do Rio Branco. Nas próximas semanas, novas estações serão instaladas, até chegarem a 50. O trabalho de instalação é feito pela Tembici, empresa líder em micromobilidade na América Latina que participou do chamamento público para a implantação do novo sistema. De acordo com a empresa responsável, a previsão é que o serviço de locação das bicicletas esteja disponível para a população no início do segundo semestre. Para o ciclo ativista, Fernando Rosenbaum, a iniciativa é vista com bons olhos pelos ciclistas da capital.

SONORA

O serviço estará disponível nos principais eixos cicloviários da cidade. Atualmente, Curitiba conta com 261,9 quilômetros, entre ciclovias, ciclofaixas em vias e calçadas, ciclorrotas e passeios compartilhados entre pedestres e ciclistas. A operação em Curitiba contará com 50 estações e 500 bicicletas, tanto em modelos convencionais como com pedal assistido, também conhecidas como bicicletas elétricas. O sistema de compartilhamento de bikes com estação funcionará 24 horas todos os dias, permitindo o acesso a informações, o cadastramento de usuários, além da retirada e devolução das bicicletas de forma ininterrupta.