Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Das 11 universidades públicas do Paraná, 5 vão exigir comprovante de vacinação contra covid

Por Comunicação. Publicado em 07/01/2022 às 16:57.

Neste primeiro momento, A UEL e a UNICENTRO não pretendem solicitar o comprovante. A Universidade Federal do Paraná e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná ainda não decidiram se irão cobrar comprovação. O Instituto Federal do Paraná ainda não se pronunciou.

Por Fernanda Nardo

Cinco das 11 universidades públicas do Paraná, que iniciam o retorno gradativo das aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (10), confirmaram que vão exigir passaporte de vacina contra a Covid-19 para acadêmicos. A Universidade Federal do Paraná e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná ainda não decidiram se irão cobrar comprovação. O Instituto Federal do Paraná ainda não sem pronunciou. Entre as universidades estaduais, neste primeiro momento, somente as universidades estaduais de Londrina e do Centro-Oeste não pretendem solicitar o comprovante. No entanto, as instituições compartilham orientações semelhantes de biossegurança nas dependências acadêmicas, como a higienização de mãos, uso obrigatório de máscara e não aglomerar. Para o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto, a comprovação da vacina é uma forma de propiciar segurança ao retorno das aulas presenciais.

SONORA

A reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima da Cruz Padoan, destaca que o objetivo da comprovação é resguardar a segurança da comunidade universitária.

SONORA

Para comprovar a vacinação, será considerado o certificado de vacina digital, disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde, o Conecte SUS, ou o cartão de vacinação. No documento devem constar os registros de doses, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).