Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Deputados estaduais pedem a reabertura da Fafen para produção de Oxigênio medicinal

Por Jornalismo. Publicado em 29/03/2021 às 17:17.

A fábrica de fertilizantes fechada pela Petrobrás na Região Metropolitana de Curitiba pode passar a fabricar Oxigênio medicinal e atender boa parte da demanda na Região Sul do país.

Deputados estaduais pedem a reabertura da Fábrica de Fertilizantes Araucária Nitrogenados (ANSA) para produção de Oxigênio Medicinal. A subsidiária da Petrobrás, também conhecida como Fafen, foi fechada no ano passado sob justificativa de baixa lucratividade e a planta hibernada. O assunto foi discutido pela Frente Parlamentar do Coronavírus em uma Audiência Pública nesta segunda-feira. O coordenador da Frente, deputado Michele Caputo (PSDB), pediu sensibilidade da petroleira para o momento que estamos vivendo. 

SONORA

Os engenheiros e técnicos que trabalharam no local trouxeram laudos e confirmaram que é possível adaptar a planta para a produção do Oxigênio. No entanto, é preciso que as condições atuais sejam avaliadas para que os custos e o tempo de adaptação possam ser calculados, como explica Gerson Castellano, diretor de relações internacionais e setor privado da Federação Única dos Petroleiros e diretor sindical demitido da fábrica.

SONORA

Atualmente, o consumo de Oxigênio no estado é de cerca de 177mil m3 por dia, muito próximo ao limite de produção da maior empresa do setor, que atende a região. A fábrica teria condições de produzir 360 mil m3 por dia, atendendo boa parte do Sul do país, como explica o deputado Tadeu Veneri (PT). 

SONORA

Amanda Yargas