Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Pico do Paraná corre risco de deslizamento com chuvas; IAT adota medidas de educativas e de prevenção

Por Redação. Publicado em 26/01/2024 às 19:15.

Orientação é para que montanhistas evitem a região da trilha de acesso ao Pico do Paraná

Por Marinna Prota

As chuvas que caíram sobre a parte leste do estado do Paraná atingiram principalmente as cidades litorâneas e a Serra do Mar. Com registro de deslizamentos de rochas, alguns estragos foram computados em uma das principais trilhas da região. Como uma ação educativa e de prevenção o Instituto Água e Terra (IAT) responsável pela área, passou a exigir de visitantes do Parque Estadual Pico Paraná, localizado entre Antonina e Campina Grande do Sul, no Litoral, a assinatura de um termo de conhecimento de risco.

Os montanhistas são avisados sobre o que pode acontecer no percurso de acesso ao Pico do Paraná, que tem cerca de 10 quilômetros.

Apesar disso, a chefe da Unidade de Conservação do IAT, Marina Rampim, diz que outras rotas devem ser adotadas, já que o local parece ainda instável e a previsão de chuva perdura.

SONORA

Após a estabilização do clima, a administração da unidade prevê a realização de incursões para a elaboração de uma análise de risco da região afetada, e assim definir quais serão as novas medidas e orientações aos visitantes.