Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Empresas de Call Center devem adotar medidas de contenção contra o coronavírus

Por Jornalismo. Publicado em 24/03/2020 às 11:02.

As empresas de Call Center vão precisar adotar imediatamente medidas de contenção contra o coronavírus. A resolução é da secretaria de trabalho do estado e já está em vigor. Os detalhes com a repórter Amanda Yargas.

Foto: ABET

 

 

 

 

 

 

 

Os call centers entraram na lista do governo federal entre as atividades que não podem parar completamente por conta da pandemia. No entanto, houve um grande número de denúncias de que as empresas do ramo não estariam tomando medidas de prevenção contra a Covid-19. Com isso, a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho lançou uma resolução para que os call centers adaptem o regime e o ambiente de trabalho às necessidades da crise. Segundo o secretário da pasta, Ney Leprevost, a necessidade da função dos call centers não é motivo para colocar em risco a saúde dos trabalhadores.

A resolução determina que o ambiente seja aberto e arejado e as estações de trabalho devem ficar pelo menos 1 metro e meio de distância. Deve ser fornecido álcool em gel 70%, copos descartáveis e material de escritório em quantidade suficiente para evitar compartilhamento. As áreas de higienização devem dispor de água corrente, sabonete líquido e toalhas descartáveis, além de lixeira com pedal. A resolução define ainda a adoção de sistemas de rodízio com mínimo de 50% do efetivo.

As empresas vão ser fiscalizadas em ações em conjunto da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho com ao Ministério Público do Trabalho, a Secretaria Regional do Trabalho do Ministério da Economia, o Ministério Público Estadual do Paraná, a Secretaria da Saúde e a vigilância sanitária de cada município.

Repórter Amanda Yargas