Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Entenda o panorama dos desastres ambientais no Paraná e como enfrentá-los

Por Comunicação. Publicado em 26/12/2023 às 07:00.

Chuvas já atingiram quase 60 mil pessoas, de acordo com a Defesa Civil.

Repórter Gabriel Domingos, sob supervisão de Alice Lima. Uma parceria AERP e Agência Escola UFPR

O Paraná vive, desde setembro deste ano, o retorno do fenômeno El Niño. Com ele, o estado passa por um excesso de chuvas que fez o mês de outubro ter uma média de 360 mm ao todo. Isso representa 169 mm a mais na quantidade de chuvas do que a média histórica para o mês. Com o excesso de chuvas vieram os registros de alagamentos em diversas regiões do Estado, que já atingiram quase 60 mil pessoas, de acordo com a Defesa Civil. Esse é um retrato de um ano complicado em termos de eventos climáticos. O professor e coordenador do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Emergência Climática (Napi), Francisco Mendonça, explica que os impactos desse cenário são sentidos na saúde física e mental da população.

SONORA

Não foram apenas os alagamentos que causaram problemas ao Paraná. As estradas sofrem com deslizamentos desde, pelo menos, o final de 2022. O forte aumento das chuvas e a redução do monitoramento e da manutenção das estradas devido à ausência do pedágio contribuem para essa realidade. Além disso, existe um grande desafio comum a todo o país: a luta contra o desmatamento. Em 2022, segundo informações da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Paraná foi o terceiro estado que mais desmatou a Mata Atlântica. Somente em 2023, conseguiu reduzir em 64% o desmatamento ilegal, de acordo com a mesma instituição. Francisco explica que o território paranaense perdeu mais de 80% desse bioma.

SONORA

O Napi Emergências Climáticas é uma das ferramentas para articular o conhecimento sobre o problema das mudanças ambientais e propor soluções para mitigar seus efeitos. A ciência pode ajudar com o monitoramento do desmatamento e a avaliação das consequências para o campo como, por exemplo, na análise do regime de chuvas. O professor de Geografia e pesquisador de Climatologia da UFPR, que também é integrante do Napi, Wilson Feltrim, ainda ressalta a importância de pensar nas soluções para as cidades.

SONORA

 

Agência Escola UFPR – Um projeto da Universidade Federal do Paraná que conecta ciência e sociedade. Para apresentar aos públicos as pesquisas da UFPR, produz conteúdos em vários formatos, como matérias, reportagens, audiovisuais, eventos e muito mais.