Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Especialistas dão dicas de convivência em condomínios durante a pandemia da Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 25/05/2020 às 20:23.

Reclamações em condomínios estão aumentando durante a quarentena. Um levantamento do Conselho de Síndicos do Paraná constata que problemas têm ocorrido por conta de barulho; lives, cantorias e até festas durante isolamento social são os pivôs de desavenças entre os vizinhos. Confira na reportagem de Grasiani Jacomini o que fazer nesses casos.

Foto: Portal iG

 

 

A vida em tempos de isolamento social está exigindo mais de todos, principalmente dos que estão com o trabalho suspenso ou em home office. Nesses casos, ambos estão confinados em casa, como é o recomendado pelos órgãos oficiais, mas a situação acabou gerando um problema: segundo um levantamento do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR), o número de reclamações em condomínios aumentou em 50%. A grande maioria por barulho.

Siomara Freitas Kaltowski, coordenadora do Conselho de Síndicos do Secovi-PR explica que os síndicos é que devem mediar esses conflitos, e que o bom senso deve prevalecer uma vez que trata-se de uma situação de exceção.

 

ÁUDIO

 

No fim de abril a influenciadora digital Gabriela Pugliesi causou polêmica ao promover uma festa para amigos em sua casa em São Paulo, durante a pandemia de Covid-19. A influenciadora, que já teve a doença, postou fotos e vídeos do evento em suas redes sociais.

 

De acordo com João Rafael de Oliveira, advogado e professor de direito processual penal, no caso de festas em condomínios, além de receber multa administrativa o organizador pode responder por crime contra a saúde.

ÁUDIO

 

A coordenadora do Conselho de Síndicos do Secovi-PR, Siomara Freitas Kaltowski, orienta que os moradores dos condomínios devem seguir o decreto do Governo do Estado do Paraná que determina o isolamento social.

ÁUDIO

 

Repórter Grasiani Jacomini