Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Espécie inédita de dinossauro é descoberta no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 27/06/2019 às 08:15.

 

Uma espécie única de dinossauro no mundo viveu no Paraná. Pelo menos é o que afirma cientistas que encontraram fósseis do animal em Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Paraná. Confira na reportagem de Deividi Lira.

 

 

 

 

 

O primeiro dinossauro encontrado no Paraná recebeu o nome de Vespersaurus Paranaensis. Os fósseis dele foram localizados no sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, no noroeste do estado. A espécie viveu há 85 milhões de anos era bípede, tinha aproximadamente um metro e meio de altura, um e sessenta de comprimento, era carnívoro e se alimentava de pequenos animais, possivelmente pterossauros.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá, do Museu Paleontológico de Cruzeiro do Oeste e do Laboratório de Paleontologia da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto trabalharam na descoberta do dinossauro. O paleontólogo da USP, Max Langer, disse que o Vespersaurus Paranaensis pertence ao grupo dos terópodes.

Cruzeiro do Oeste tem cerca de 21 mil habitantes. A cidade ficou conhecida em 2014, quando nas escavações 47 fósseis foram encontrados. O sítio paleontológico fica localizado perto da propriedade rural da família Dobruski. João Gustavo conta que no ano de 1970, quando ele e o pai trabalhavam na abertura de uma estrada, descobriram os fósseis.

Para o geólogo Paulo Manzig, a descoberta do fóssil inédito no Brasil e no mundo e de grande interesse para a ciência, no sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, causa emoção entre os cientistas.

Repórter Deividi Lira.

Foto: Luciana Peña