Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Estratégias para aproveitar as mudanças no mecado mundial provocadas pelo COVID-19

Por Jornalismo. Publicado em 13/03/2020 às 19:09.

O mercado brasileiro já está sofrendo com as mudanças provocadas pela pandemia e especialistas indicam uma redução nas exportações, principalmente do agronegócio. Mas as empresas do país podem encontrar novas parcerias e aproveitar as oportunidades que surgem com a crise. A repórter Amanda Yargas conversou com um estrategista em gestão de empresas e traz as dicas de como fortalecer os negócios no momento atual.

Foto: Tânia Rêgo/Ag Brasil

 

Tendo a China como principal destino dos produtos de exportação do Brasil, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas estima uma perda entre 15 e 20% nos negócios com o país asiático para este ano.

Neste momento, apenas cerca de 60% das empresas de manufatura operam na China e ainda assim de forma parcial. No entanto, esta situação pode trazer benefícios para as empresas e produtores brasileiros.  O primeiro deles é que produtos e peças que antes eram fornecidos pelos chineses não estão chegando em outros países, abrindo possibilidades para que os brasileiros entrem nestes mercados, como explica Fabiano Souza, estrategista em gestão de empresas.

 

 

Mas não é só lá fora que as empresas precisam encontrar novos fornecedores. O estrategista considera que a crise na China também abriu oportunidades para que as empresas buscassem aqui mesmo novos acordos comerciais.

 

 

Com todas estas alterações de mercado, o coronavírus mexeu com as bolsas de valores do mundo todo e agravou ainda mais a situação econômica que já era crítica no Brasil. Mas o gestor analisa que a alta do dólar pode incentivar empresas brasileiras a encontrarem novos parceiros dentro do próprio país.

 

 

O estrategista em gestão de empresas Fabiano Souza defendeu que as empresas que querem se firmar no mercado precisam aprender a perceber oportunidades durante as crises e deu dicas de como agir neste momento.

 

 

Repórter Amanda Yargas