Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Ex-vereadora de Curitiba é condenada a 41 anos de prisão por rachadinha

Por Comunicação. Publicado em 26/04/2022 às 12:26.

A decisão também condenou a 23 anos e 11 meses de prisão o marido da ex-vereadora que, conforme apurado, teria participação no esquema criminoso.

Por Fernanda Nardo

A Justiça condenou a 41 anos e 5 meses de prisão a ex-vereadora de Curitiba (2017-2020), Fabine Rosa, denunciada pelo Ministério Público do Paraná pelos crimes de peculato e concussão. De acordo com as investigações, durante o exercício de seu mandato, a parlamentar teria exigido parte do salário de funcionários de seu gabinete na Câmara de Vereadores de Curitiba – prática conhecida como “rachadinha”. O promotor de Justiça, Emiliano Antunes Mota, fala sobre as investigações do caso.

SONORA

Além da prisão, os réus deverão realizar o pagamento de valores – que somam R$ 118 mil – por danos materiais causados às vítimas e de R$ 78 mil ao erário Municipal. A ex-vereadora foi presa cautelarmente em 2020 e cumpria prisão domiciliar com monitoramento eletrônico, medida imposta como forma de impedir o contato com vítimas e testemunhas do processo. A partir da sentença condenatória essa sanção foi revogada pelo Juízo e ela poderá recorrer da decisão em liberdade. O processo tramita sob sigilo. A defesa de Fabiane Rosa diz que ira recorrer da sentença.