Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

GIRO DE NOTÍCIAS – 02.02 – 16H

Por Jornalismo. Publicado em 02/02/2017 às 15:15. Atualizado em 18/07/2018 às 18:11.

O tempo continua instável no Paraná. Uma frente fria avança pelo sul do país e pode provocar temporais em todas as regiões do estado. Mesmo com muitas nuvens, as temperaturas continuam altas. Curitiba e Ponta Grossa registram máximas de 27ºC; em Londrina e Cascavel faz 29ºC; e chega a 30ºC em Umuarama, Jacarezinho e Paranaguá.

O Governo Estadual liberou 8 milhões de reais para financiar o seguro rural da safra 2017. O valor teve um aumento de 26% em relação ao ano passado. A estimativa é firmar 4.500 contratos de seguro rural e produzir 40 milhões de toneladas de grãos, nas três safras ao longo do ano. O dinheiro vai financiar a produção de 29 tipos de lavouras, como feijão, cevada, aveia, frutas, florestas plantadas, hortaliças e outras.

A Sanepar vai fiscalizar 600 estabelecimentos comerciais e pequenas indústrias em Palotina, no noroeste do Estado. O objetivo é corrigir os lançamentos irregulares de esgoto na rede coletora, o que pode causar danos ao sistema de abastecimento da cidade. O esgoto produzido por estas empresas pode ter óleo de cozinha, óleos automotivos, metais pesados e produtos químicos. Entre os locais fiscalizados estão estabelecimentos como restaurantes, hotéis, hospitais, clínicas e shoppings.

O Paraná é o segundo estado com maior número de procurados pela Interpol. Dezenove paranaenses estão na lista pública da Polícia Internacional. Os paranaenses têm ordem de prisão por vários motivos. Os crimes mais comuns são tráfico e contrabando. No Brasil todo, são 160 pessoas na lista. São Paulo é o primeiro do ranking com 21 procurados. Minas Gerais vem em terceiro, com 16 nomes. O Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul vêm a seguir, com 14 procurados.