Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

GIRO DE NOTÍCIAS – 26.01 – 10H

Por Jornalismo. Publicado em 26/01/2017 às 11:36. Atualizado em 18/07/2018 às 18:12.

A frente fria está deixando o Paraná em direção a São Paulo, mas ainda provoca chuvas no norte, Campos Gerais, leste e litoral. Nessas regiões a quinta-feira vai ter muitas nuvens durante todo o dia. Com a frente fria indo embora, um ar mais seco e frio cobre o Estado e faz as temperaturas caírem um pouco. Máximas de 26 em Curitiba, 28 em Guarapuava, 30 em Londrina, 31 em Paranaguá, Maringá e Cascavel; e 32 em Foz do Iguaçu e Guaíra.

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Copel prendeu seis pessoas, entre elas quatro empresários. Todos foram presos em flagrante por furto de energia. Todos pagaram fiança e foram liberados. Segundo a Companhia Paranaense de Energia, os envolvidos teriam usado meio milhão de reais em energia e não pagaram por isso. A vistoria foi feita em estabelecimentos de Curitiba, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande.  A fiscalização deve ser estendida a outros municípios. Em 2016, a Copel identificou 14.974 casos de fraude e furto de energia no Estado.

As ligações feitas de telefone fixo para celulares vão ficar mais caras a partir de próxima semana. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou as operadoras a reajustar tarifa em 1,33 %, em média. Mas os percentuais são diferentes. A Vivo pode aumentar o valor das chamadas em 2,28%, a Oi em 1,67%, a Sercomtel em 1,35%, a Claro em 0,88% e a Algar Telecom em 0,10%.O valor da tarifa das chamadas de telefone fixo para aparelhos de comunicação por rádio também sofrerá reajuste. Os reajustes valem apenas para as linhas do plano básico da telefonia fixa.

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (26) um mandado de prisão do empresário Eike Batista. As ordens judiciais são parte da Operação Lava Jato. Outros cinco mandados de prisão também devem ser cumpridos, todos no Rio de Janeiro. A ação é desdobramento de uma fase da Lava Jato, realizada no dia 17 de novembro, quando o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, foi preso. O advogado de Eike Batista informou que ele está viajando e se entregará em breve para a PF. A acusação é de que Eike teria pago  propinas ao ex-governador Sergio Cabral.