Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Hidrelétrica de Itaipu bate recorde de produção em 2023 e tem maior produção dos últimos cinco anos

Por Redação. Publicado em 26/12/2023 às 13:07.

Maior hidrelétrica do Brasil, localizada em Foz do Iguaçu, projeta fornecimento global por um dia com 82 milhões de MWh

Por Marinna Prota

A Hidrelétrica de Itaipu, no oeste do Paraná, anunciou que a produção de energia em 2023 atingiu a marca de 82 milhões de megawatts-hora (MWh). Esse volume representa um aumento de 18% em relação a 2022, tornando este o ano de maior produção dos últimos cinco anos. A energia gerada seria suficiente para abastecer o mundo por um dia, o Brasil por um mês e 19 dias, o Paraguai por quatro anos, um mês e 24 dias, e o Paraná por dois anos, quatro meses e dois dias.

A produção foi impulsionada por fatores como o impacto positivo das chuvas na região, que elevou a disponibilidade de água. Em alguns momentos, a hidrelétrica abriu os vertedouros para liberar o excedente de água não utilizado na geração de energia. Em fevereiro, essa ação resultou em uma vazão recorde de quase 10,5 milhões de litros de água por segundo, sete vezes mais do que a média das Cataratas do Iguaçu, localizadas na mesma região. 

Mesmo diante do crescimento das energias solar e eólica, as hidrelétricas se mantêm como a principal fonte de energia no Brasil, respondendo por 52% do consumo nacional.