Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Igreja Católica inicia Campanha da Fraternidade 2020

Por Jornalismo. Publicado em 26/02/2020 às 18:38.

Foi lançada ontem, Quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2020. Este ano a campanha da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil chama a atenção para as pessoas em situação vulnerabilidade social e convida os fiéis a cuidarem delas. Acompanhe na reportagem de Amanda Yargas.

Foto: CNBB/Reprodução

 

 

Irmã Dulce transformou desde muito jovem sua casa na cidade de Salvador na Bahia em um centro de atendimento a pessoas necessitadas. Suas obras filantrópicas cresceram e se estenderam ao longo de sua vida, o que foi reconhecido na sua canonização recente pela Igreja Católica. Agora a primeira santa brasileira, Santa Dulce dos Pobres, é o ícone da Campanha da Fraternidade 2020, que começou nessa quarta-feira de cinzas e vai até o dia 9 de abril, a quinta-feira santa. O tema deste ano é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. Por isso a escolha de Santa Dulce dos Pobres sempre teve compaixão e cuidado com os mais fragilizados.

O lema da campanha é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” e foi inspirado na parábola do Bom Samaritano, que vê um homem ferido e lhe dá assistência enquanto todos desviam.  O padre Danilo Pena, coordenador da Dimensão Social da Arquidiocese de Curitiba, explica como a campanha se relaciona com os problema sociais da sociedade atual.

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja Católica no Brasil durante o período da quaresma. O objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis católicos e da sociedade em geral em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira e propor soluções, como explica o padre.

Repórter Amanda Yargas