Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Instalação de poços artesianos cresceu 170% no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 14/07/2020 às 17:44.

Nos primeiros 5 meses do ano, os pedidos de autorização para instalação de poços artesianos foi quase 3 vezes maior do que no ano passado. A estiagem pode ter levado pessoas, condomínios e indústrias a investirem na instalação da sua própria fonte, mas, ao mesmo tempo, é preciso cuidado para que a retirada de água em excesso não cause problemas estruturais.

Foto: SEDEST

 

 

O número de Anotações de Responsabilidade Técnica para poços artesianos emitidos pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), nos cinco primeiros meses de 2020, foi 170% maior do que no mesmo período em 2019. Em Curitiba, o crescimento foi ainda maior, passou de 22 pedidos para 104 pedidos, um aumento de 372%, também no comparativo de janeiro a maio. Segundo o Crea-PR, os motivos do salto são uma combinação de fatores, entre eles, a implementação dos pedidos online, e o incentivo do programa estadual Água no Campo, que realiza as perfurações.  Abdel Hach, coordenador da Câmara Especializada de Geologia do Crea, destaca que também a estiagem favoreceu este aumento.

ÁUDIO

Hach lembra de um episódio em Rio Branco do Sul, quando, no início dos anos 2000, houve retirada de água do solo sem os devidos cuidados e o terreno cedeu, provocando rachaduras nas casas.

ÁUDIO

É por isso que a obra de instalação de um poço artesiano deve ser realizada por um profissional habilitado. O coordenador explica o passo a passo.

ÁUDIO

Como a demanda cresceu de forma acentuada, o Crea-PR e o Governo do Estado estão criando novos parâmetros para que proprietários de poços artesianos possam ter controle e acompanhamento maiores em relação à quantidade, a vazão e o tipo de água que estão utilizando. A expectativa é de que haja mais recursos de orientação e controle para quem tem e para quem pretende ter um poço tubular, como, por exemplo, com projeto para bombeamento e manual de boas práticas de uso, com a quantidade de água que pode ser retirada por dia.

 

Repórter Amanda Yargas