Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Levantamento aponta concorrência desleal do setor de vestuário brasileiro com mercado externo

Por Redação. Publicado em 01/02/2024 às 19:03.

Discussão está relacionada a política do governo federal de isentar impostos de compras feitas no exterior e remetidas ao Brasil

Por Marinna Prota

Entre 2016 e 2023, o setor paranaense de confecções apresentou queda de 8,8% no número de postos de trabalho, enquanto o segmento industrial estadual como um todo teve crescimento acumulado de 20,1% neste indicador. A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), pontua que há uma concorrência desleal envolvendo os produtos produzidos no Brasil em concorrência com aqueles produzidos na China, por exemplo, e importados para o país.

Segundo Guilherme Hakme, empresário do setor, diretor da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Assuntos Tributários da entidade, há um excesso de tributação para as fábricas locais, atingindo mais de 40% de carga de impostos, enquanto para produtos importados abaixo do valor de U$ 50 há isenção.

SONORA

Um levantamento realizado pela Fiep mostra que esse cenário vem causando reflexos em vários indicadores do segmento no Paraná. Em 2016, o setor de confecções gerava 9,3% de todos os empregos da indústria de transformação do Estado e respondia por 13,6% do total de estabelecimentos industriais. Em 2023, o percentual de empregos caiu para 7%, enquanto o de estabelecimentos retraiu para 11%. 

SONORA

O setor continua sendo o segundo que mais emprega na indústria de transformação paranaense, atrás somente do setor alimentício – responsável por 32,7% dos empregos.