Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Levantamento do IBGE indica que o Paraná teve uma redução de 6 mil m² na sua área territorial

Por Redação. Publicado em 03/04/2023 às 18:12.

O IBGE divulgou nesta semana, resultados de três estudos que medem a extensão territorial de cidades do Brasil. No Paraná, houve mudanças no tamanho de dezenas de cidades, o que “diminuiu” o tamanho territorial do estado.

Por Marinna Prota

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná teve uma redução de seis mil metros quadrados na sua área. Isso aconteceu por conta de atualizações que 47 municípios tiveram de seus limites entre 01 de maio de 2021 e 31 de julho de 2022. Os estados com o maior número de revisões foram Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraná.

O estudo, que ajustou o total da área do estado para 199.298,976 km², identificou que 25 municípios paranaenses “encolheram” de um ano para o outro, enquanto outros 23 tiveram um “crescimento” nos seus territórios. De acordo com o IBGE, essas novas medidas compõem três estudos anuais de Geociências promovidos pelo órgão. 

Ipiranga, nos Campos Gerais do Paraná e Barracão, no sudoeste do estado, foram as cidades que mais “encolheram”. Curitiba não sofreu com essas alterações territoriais, mas um dado interessante é que, apesar de concentrar a maior população do estado, com quase dois milhões de habitantes, está na posição 154 entre as 399 cidades do Paraná.

Apesar dos resultados divulgados, o IBGE ressalta que embora a Malha Municipal Digital e as Áreas Territoriais sejam utilizadas como referência, o órgão não tem atribuição legal para definição e demarcação de limites territoriais.