Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

LGPD: principais erros na adequação da legislação

Por Comunicação. Publicado em 29/10/2021 às 11:09.

Até este mês, pouco mais de 10% das empresas brasileiras estavam adequadas à LGPD. Especialista dá dicas para não errar na hora de implementar todo o processo e evitar multas. Confira!

 

Por Fernanda Nardo

 

 

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma legislação que veio quebrar paradigmas nos processos internos das empresas que efetuam o tratamento de dados pessoais. O início da vigência das penalidades foi firmado em agosto deste ano. Segundo o advogado Danilo Max Shulze, hoje, apesar da consciência do empresário quanto à importância de se adequar à LGPD, poucas empresas já iniciaram o processo de adequação e conformidade.

 SONORA

Segundo Shulze, a baixa adesão aos parâmetros da LGPD se dá pela ausência de uma unidade fiscalizadora e do alto custo de um processo completo de adequação. De acordo com o advogado, dentre as poucas empresas que já iniciaram ou executaram o processo de adequação à LGPD, é comum observar erros que podem deixar a empresa vulnerável.

SONORA

No entanto, é importante destacar, que em decorrência da atual velocidade do mundo digital, é praticamente impossível manter um banco de dados 100% seguro. Por isso, o advogado destaca que o processo de adequação é o mecanismo utilizado para demonstrar que a empresa tem a prática em seus processos internos referentes à LGPD.