Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mata Atlântica em Pé registra aumento de 61% de áreas desmatadas no PR

Por Comunicação. Publicado em 06/10/2021 às 12:24.

Os resultados da operação mostram que a área desmatada ilegalmente totalizou 2.200 hectares no Paraná. Em 17 estados da federação, foram 8.189 hectares de vegetação suprimidas 

Por Fernanda Nardo

 

O Paraná vive um momento crítico em relação ao desmatamento, é o que mostra os resultados da Operação Mata Atlântica em Pé, coordenada nacionalmente pelo Ministério Público do Paraná. Na edição deste ano, a área total desmatada ilegalmente no Paraná foi de 2.200 hectares, o que representou um aumento de 61,56% em comparação a 2020, quando a área chegou a 1.361 hectares. O montante de multas aplicadas também aumentou 37,03%, atingindo mais de R$ 15 milhões. O promotor de Justiça Alexandre Gaio, coordenador nacional da Operação, destacou que o Paraná a grande responsável pelo desmatamento ilegal é a plantação de soja.

SONORA

Além do Paraná, ações de fiscalização foram feitas em 17 estados da Federação, com a identificação de 8.189 hectares de vegetação suprimida ilegalmente – um aumento de 30% em relação à área identificada em 2020.  O promotor ressaltou o crescimento do desmatamento em todo o território fiscalizado.

SONORA

Segundo o Ministério Público, a relevância da preservação do bioma Mata Atlântica vai além da significativa biodiversidade a ser conservada, cerca de 170 milhões de pessoas vivem na abrangência do bioma Mata Atlântica e dependem de seus serviços ambientais.