Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

MP determina suspensão de instituição que abriga 50 idosos em Maringá

Por Comunicação. Publicado em 10/03/2022 às 10:46.

Segundo o ministério, foram constatadas irregularidades sanitárias e falta de licenças para funcionamento. Um  idoso foi hospitalizado com diversas doenças, entre elas, presença de larvas na boca por falta de cuidados.

Por Fernanda Nardo

A Justiça impôs a suspensão imediata das atividades e a interdição de uma instituição privada de permanência de idosos em Maringá, no Norte do estado, por irregularidades sanitárias e estruturais e falta de licenças para funcionamento. A liminar atende ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná. Cerca de 50 idosos vivem no local, conforme o MP. A promotora de Justiça, Michele Nader, fala da necessidade de condições para o funcionamento deste tipo de espaço para preservar a integridade e a saúde dos idosos.

SONORA

Segundo o MP, desde 2017, a Promotoria acompanha as atividades da instituição, questionando problemas ligados a más condições sanitárias e de acessibilidade e falta de documentação necessária, buscando sanar a questão de forma administrativa. Como as obrigações assumidas pela empresa não foram cumpridas, o MPPR ingressou com a ação judicial na qual fez o pedido de interdição, movido por uma nova situação: neste ano, um dos idosos abrigados na unidade foi hospitalizado com quadro de sinusite, pneumonia, infecção do trato urinário, herpes zoster e presença de larvas na boca por falta de cuidados. A Justiça não divulgou o nome da instituição.