Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mulher que divulgou fórmula para cura da Covid-19 vai responder por crime de charlatanismo

Por Jornalismo. Publicado em 14/05/2020 às 17:33.

Em uma transmissão ao vivo por um canal nas redes sociais no início desta semana, uma moradora de Piraquara na Região Metropolitana de Curitiba, que se identifica como terapeuta prometeu a cura do coronavírus com uma solução, classificada por ela como descontaminante. Detaques com Grasiani Jacomini

 

 

 

 

 

 

 

A receita milagrosa levaria vinagre, água oxigenada, água sanitária e água. O vídeo que estava nas redes sociais teve mais de 18 mil curtidas e mais de mil visualizações, e estava disponível até a noite de quarta-feira (13). A mulher tinha um canal no YouTube onde repassava as mesmas orientações. O vídeo foi removido na tarde desta quinta-feira (14).

A Polícia civil informou que ela já foi ouvida e que vai responder pelos crimes de curandeirismo e charlatanismo.

Já o Ministério Público do Paraná (MP-PR) instaurou um processo para apuração do caso no âmbito criminal pela 2ª Promotoria de Justiça de Piraquara. Também deverá ser instaurado inquérito para apuração no âmbito da área da saúde pela 4ª Promotoria de Justiça de Piraquara.

As denúncias para o Ministério Público e Polícia Civil foram feitas pela Prefeitura de Piraquara, logo quando o vídeo com as orientações da suposta terapeuta foi publicado nas redes. A Secretária de Saúde de Piraquara, Gláucia Buss Guimarães conta que foram ainda abertas denúncias no Conselho Regional de Medicina e na Sociedade Brasileira de Pediatria.

A secretária de Saúde de Piraquara faz um apelo para que a população não siga os conselhos dessa mulher que se diz terapeuta e busque sempre os canais oficiais de informações.

Repórter Grasiani Jacomini